Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Pastor Missionário, Pregador Conferencista, Implantador de Igrejas, casado com Joceli Silva. Contatos: E-mail: pastor_eraldo@hotmail.com

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cinco atitudes da Maturidade na vida do Crente


 
Texto: Hebreus 5.11:14 "A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal."

Introdução:
Quero começar dizendo que não é errado para um novo crente ser imaturo, da mesma forma digo que não é errado para uma criança ser infantil. Infantilidade só é irritante em um adulto. Quando uma criança de três anos calça os sapatos do pai ou as sandálias da mãe, coloca uma cueca na cabeça, etc , isso é fofo, no entanto quando um marmanjo faz isso, é preocupante (ou insanidade).
Quando você é um crente por muitos anos, já é um obreiro e demonstra a falta de alguns desses indicadores que vou mencionar agora, deve ser preocupante.
 Cinco atitudes da maturidade cristã:
1. O Crente maduro possui um forte desejo por alimento sólido
É bom aproveitar o leite do evangelho em todas as refeições. Mas alguns cristãos orgulham-se de si mesmos por focar apenas no evangelho, desprezando doutrinas mais profundas.
 O amor pela doutrina pode ser adquirido com o passar do tempo, e esse amor sempre estará presente em um crente maduro. Conforme lemos, o autor aos Hebreus repreende seus leitores por causa da relutância em mastigar.
 “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”
A refeição de uma criança precisa ir ao liquidificador durante os seus primeiros meses. Agora, quando uma pessoa normal de 21 anos pede para a mamãe alimentá-lo com batata amassada, de colher, ou tirar a espinha do peixe porque o filhinho não sabe. Isso é assustador e disfuncional. Por isso a Bíblia nos chama para sermos pessoas maduras. Chama-nos para nos alimentar de alimentos sólidos:

Isso significa não se alimentar de fofocas, calúnias, egoísmo, vaidades, ventos de doutrinas, movimentos ou viver no campo da emoção. Pessoas que não estão embasadas na Palavra, não conhece a Palavra. Não tem interesse pelo estudo da Palavra, não frequentam a Escola Dominical...
Existem três tipos de fortes na igreja:
A)          Os Jovens... 1 Jo 2:14
B)          Os Espirituais – “Vós que sois espirituais suportais...” Rm. 15:1
C)          Os Conhecedores da Palavra – Não são enganados facilmente...
2. O Crente maduro possui uma impermeabilidade a ofensas pessoais
É raro um crente maduro se sentir ofendido, mas o crente imaturo se ofende com facilidade. Qualquer coisa é motivo para deixar de vir a igreja.
O crente maduro não fica pessoalmente ofendido de maneira tão fácil. Ele entende que quando alguém peca contra ele, há coisas maiores em jogo do que seus próprios direitos pessoais... Sua pirraça, seus caprichos, etc...
3. O Crente maduro possui uma consciência informada pelas Escrituras, não por opiniões.
Quando você é um novo convertido, é natural ter um pêndulo oscilando em aversão a qualquer coisa associada com o seu antigo estilo de vida. Isso pode ser saudável. Mas, à medida que vai se tornando mais maduro, você vai criando uma visão mais balanceada sobre liberdade.
Se Jesus diz que algo está “ok”, então você não vai ficar chateado quando alguns cristãos aproveitam essa liberdade.
Romanos 14.1-3: Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil como legumes; quem come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
Paulo está dando informação como devemos cuidar do novo convertido, do crente fraco e não do crente velho e mal acostumado. Quando um crente se abstém da liberdade legal pensando que isso torna-o mais aceitável para Deus, isso é um sinal de imaturidade.
4. O Crente maduro possui uma sensação de humilde surpresa quando usado por Deus no ministério
Um crente maduro sempre vai sentir-se humilde por sua eficácia e sucesso no ministério. Frequentemente, no entanto, o mesmo privilégio vai inflar o ego de um crente imaturo. O Apóstolo Paulo diz em 1º Timóteo 3.6: Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
5. O Crente maduro possui tendência de dar crédito a Deus pelo crescimento espiritual, não a homens.
Nosso mundo é uma arena para idolatria.  É o nome mais adequado e tributo descaradamente honesto para a nossa cultura de celebridade. Nossos corações são orientados a adular e a adorar, bem como ser adulados.
Um crente imaturo tem o hábito de idolatrar pessoas, como também busca incessantemente alguém ou um grupo que possa lhe idolatrar, adular, elogiar, precisam ser vistos e notados, simplesmente para massagear o seu EGO.
A imaturidade falha em dar a credibilidade indevida. Em 1º Coríntios 3.4 a 7: Paulo adverte:  “Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”
Resumo do esboço mensagem que pregamos nesse domingo 02/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário