Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Pastor Missionário, Pregador Conferencista, Implantador de Igrejas, casado com Joceli Silva. Contatos: E-mail: pastor_eraldo@hotmail.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SE PODE USAR BARBA?

É PECADO O USO DA BARBA?

Gn 41:14 “Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa, e foi apresentar-se a Faraó”

No Egito nenhuma pessoa podia se apresentar diante de Faraó sem estar devidamente apresentável (vestes limpas, barbeado, etc). Por outro lado, era costume dos egípcios não usar barbas; quando muito usavam um pequeno cavanhaque. (Hist. Antigua, Barcelona pg. 86)

Entre o povo de Israel:
Era vergonhoso se apresentar sem a barba. 2 Sm 10: 5.

Era usada até mesmo pelos sacerdotes. Sl. 133: 2.

Barbear-se era sinal de severo julgamento (castigo). Is 7: 20 – Ez 5: 1

Em momentos de aflições era cortada ou raspada como sinal de angustia e profunda tristeza. Jr 41: 5 - 48:37. Tal pessoa não estava em condições de se apresentar diante de Deus no templo para adorá-Lo. (Bíblia Vida Nova)

Em outras ocasiões, era negligenciada e deixada sem apará-la. 2 Sm 19: 24.

Na repetição de diversas leis que Deus deu para Moises para toda a congregação de Israel, Ele proibiu danificar (cortar) as extremidades da barba. Gn 19: 27

As únicas pessoas que eram obrigadas a barbear-se eram os leprosos depois de sarados. Eles tinham que raspar todos os pelos do corpo para serem examinado pelo sacerdote. Lv 14: 9.

Algumas igrejas proíbem o uso da barba e até do bigode, usando como base Gn 41: 14, que era um costume dos egípcios. Entre o povo de Israel era totalmente ao revés. Os Árabes raspavam a barba em honra do seu deus Orotal (Heródoto 3. 18).

Para uma compreensão melhor sobre o tema, é de grande importância entender o que é doutrina bíblica e costume. A matéria de Teologia Sistemática apresenta três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume puramente humano, vejamos:

1- Quanto a sua origem: A doutrina é divina e o costume é humano.
2- Quanto ao alcance: A doutrina é geral e o costume é local.
3- Quanto ao tempo: A doutrina é imutável e o costume é temporário.

“Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica conduz a bons costumes” (Pr. A. Gilberto)

Para refletir:
Será quê devemos tomar como pecado o uso da barba em nossos dias?
Será que estamos corretos quando criticamos e até disciplinamos um irmão por usar barba ou bigode?

Que o Senhor dê o espírito de discernimento a cada um, Amém!

Pr. Eraldo Cavalcante

32 comentários:

  1. Conforme as explicacoes biblicas nao é pecado...
    Só q nao vamos esquecer da higiene gente....
    Aiko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Por que ter pelos no rosto é considerado falta de higiene? Ter pelos nos braços ou nas pernas também é falta de higiene? Por que só no rosto é considerado falta de higiene?

      Excluir
    3. Por que ter pelos no rosto é considerado falta de higiene? Ter pelos nos braços ou nas pernas também é falta de higiene? Por que só no rosto é considerado falta de higiene?

      Excluir
    4. os pelos em nossa barba é uma proteção, está longe de ser falta de higiene

      Excluir
  2. Realmente ñ é pecado, mais ñ vamos esquecer que a biblia nos encina a obedecer aos nossos pastores,se vc quer usar e o seu pastor ñ aceita proure uma igreja que permita.
    Lembrando-se sempre de sair com a benção de seu pastor.
    Simmy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor é o meu pastor e nada me faltara...Meu pastor é Deus e não um líder de igreja.

      Excluir
    2. Alguém que autointitulado pastor não está acima da bíblia. E muito menos a bíblia chega aos pés da grandeza do único Senhor do universo eterno, Jesus.

      Excluir
    3. O Senhor é meu pastor e ( não ) me faltara!
      E não, nada me faltara!

      Excluir
    4. Meu amigo deve analisar as
      Escrituras com mais diligência e critério,quando ela nos manda "obedecer aos nossos pastores" essa obediência deve ser pautada nas Escrituras, e não no achismo sem fundamento Bíblico, afinal a palavra de um pastor não deve estar acima das Escrituas,no que ele acha,mas deve estar sob as Ecrituras !

      Excluir
  3. MUITO BOA EXPLICAÇÃO,QUE dEUS POSSA ABENÇPAR VOSSA VIDA,PR.ERALDO CAVALCANTE!IR.ALBERTO FUNCHAL

    ResponderExcluir
  4. O mandamento de não cortar a barba foi dada ao povo Judeu.A eles cabem cumprir este mandamento!(Eles tendo ou não o testemunho de Ye'shua).Para aqueles que são enxertados na Oliveira,os gentios(Rom.11) não tem essa obrigação.Mas se queserem cumprir este divino mandamento,ninguem deve impedi-los de ter barba.Pois O Eterno não faz acepção de pessoas.E estarao agradando mais ainda a Deus.Nenhum gentio que se converte a Deus por intermédio de Ye'shua deve ser impedido de ter barba e ninguem deve ser obrigado a não ter barba. ((( Atos 15 minha gente ))) Shalom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque diz sobre barba em Atos 15?

      Excluir
    2. Devemos sim ser livres para usar barba grande mais devermos ter cuidado para não sermos confundindo com terrorita pos quem usa barba grande e mau visto na sociedade que vivemos eles aponta ea sim o pré julgamento .crente tem que vigiar fiquem na paz

      Excluir
    3. Ninguem segue a biblia.todos querem ter suas razoés. O cristão tem que seguir o que seu lideres propos.se nao estiver de acordo ja esta pecando porque com sertesa vai pra outra igreja e la vai falar mal do outro pastor ai vai esta pecando.doutrina é diferente de costume

      Excluir
    4. O fato da pessoa ir pra outra igreja não implica nacessariamente em falar mal do Pastor anterior.

      Excluir
  5. Vcs são engraçados Deus deu o livre arbitrio,a salvação não é pela sua aparência,mas pelo o amor,se é com barba ou sem Vcs não vão salvar ninguém,é por essas e outras besteiras que Vcs inventam que muitas pessoas pararam de ir nestas igrejas,deixa Deus trabalhar na vida das pessoas cambadas de sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que isseu e uma opção de cada um vc ta certo Clebio souza se fosse pecado os discípulos e ate mesmo o próprio Jesus não usaria, bom dia paz seja com vçs

      Excluir
  6. Vcs são engraçados Deus deu o livre arbitrio,a salvação não é pela sua aparência,mas pelo o amor,se é com barba ou sem Vcs não vão salvar ninguém,é por essas e outras besteiras que Vcs inventam que muitas pessoas pararam de ir nestas igrejas,deixa Deus trabalhar na vida das pessoas cambadas de sem noção.

    ResponderExcluir
  7. Shalom! Um ótimo tópico sobre usos ou seria descostume, o que percebo nessa discussão é a inversão de valores; ou seja; a melhor formulação da pergunta seria: É PECADO O RASPAR A BARBA? No livro de Melquezedeque é apontado como marca para punição de Caim a perca total dos pelos do rosto - BARBA . Como foi explanado no início, Yosef barbeou-se para apresentar-se a um rei impio e isso é usado como pressuposto de santidade. Tais denominações não poderiam fazer uso do SALMO 133.

    ResponderExcluir
  8. Amados a falta de conhecimento faz o povo de Deus errar, com ou sem barba nós continuamos sendo a mesma pessoa. Os maiores profetas da bíblia usavam barba e o nosso Salvador teve a sua barba puchada ou arrancada pelos acusadores. Graça e paz em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  9. Amados a falta de conhecimento faz o povo de Deus errar, com ou sem barba nós continuamos sendo a mesma pessoa. Os maiores profetas da bíblia usavam barba e o nosso Salvador teve a sua barba puchada ou arrancada pelos acusadores. Graça e paz em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  10. Uso barba e quem define sou eu,tiro barba se eu quiser.... O que importa é vc e Deus.... Vejo coisa pior na igreja.... Fofoca e olho grande

    ResponderExcluir
  11. Digite seu comentário...Tem certos lideres q jogam no mundo ,ovelhas preciosas do senhor q foram compradas com sangue ,preferem ve las no mundo .uma besteira,vai se converter crente pra virar cristão.

    ResponderExcluir
  12. bom dia a todos!
    fui repreendido e constrangido quando estava no ponto esperando o veiculo da igreja para me pegar e quando chegou estava sendo dirigida pelo pastor no carro ja se encontrava alguns membros dentre eles a minha esposa. O pastor me olhou no ponto e logou foi falando alto e em bom tom " SE ESTIVER DE BARBA OU CAVANHAQUE NEM ENTRA " confesso que me senti constrangido com desejo de dar meia e ir para minha casa volta e ficar escutando os meus louvores.
    o engraçado que vários personagens da bilbia fazia o uso de barba e inclusive quem nao ja assistiu filmes de JESUS e como ele estava? O que eu acho é que pastores nem todos, estão colocando a casa do SENHOR com seu proprio templo, como tambem ja ouvir ele falar dando soco no pupito " NA MINHA IGREJA NÃO" na verdade a igreja atual gerencia pelo homem determina uma forma disciplinar que as vezes não conduz com os ensinamento de DEUS parece-me mais uma empresa uniformizada.
    fica a qui o meu desabafo.

    ResponderExcluir
  13. bom dia a todos!
    fui repreendido e constrangido quando estava no ponto esperando o veiculo da igreja para me pegar e quando chegou estava sendo dirigida pelo pastor no carro ja se encontrava alguns membros dentre eles a minha esposa. O pastor me olhou no ponto e logou foi falando alto e em bom tom " SE ESTIVER DE BARBA OU CAVANHAQUE NEM ENTRA " confesso que me senti constrangido com desejo de dar meia e ir para minha casa volta e ficar escutando os meus louvores.
    o engraçado que vários personagens da bilbia fazia o uso de barba e inclusive quem nao ja assistiu filmes de JESUS e como ele estava? O que eu acho é que pastores nem todos, estão colocando a casa do SENHOR com seu proprio templo, como tambem ja ouvir ele falar dando soco no pupito " NA MINHA IGREJA NÃO" na verdade a igreja atual gerencia pelo homem determina uma forma disciplinar que as vezes não conduz com os ensinamento de DEUS parece-me mais uma empresa uniformizada.
    fica a qui o meu desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu vou na casa de alguem ja sabendo que la eles andam pelados eu nem vou kkkkkkkk

      Excluir
  14. kkkkkkkk.... Boa Bruno !!.. kkk.. precisamos aprender que o pecado é moral, logo é abstrato, logo não está em coisas, o pecado não esta em pelos, é apenas uma questão de costume. só.

    ResponderExcluir
  15. Se Deus me fez homen, então tenho que usar barba ��

    ResponderExcluir
  16. A paz irmãos sou contra esse fanatismo religioso e contra esses usos e costumes já fui constrangido por usar cavanhaque a dirigente do círculo de oração disse que eu estava em pecado por isso, mas Deus não me deu barba só nasce pelos em volta de minha boca e perguntei a ela se podia usar barba e ela disse sim então falei estamos é a barba que Deus me deu...
    Se é por causa das pessoas do mundo que usam por vaidade e a igreja manda tirar,me desculpem a franqueza será que temos que tirar nosso órgão genital pq o mundo está essa devacidade.se Deus nos deu somos nós que devemos saber como devemos usar, quem quiser use ou nao, como disse Paulo na ceia, examine o homem a si mesmo... Ou como Jesus pq olha para a trave no olho do teu irmão e não tira primeiro o argueiro que está no teu olho...
    Que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir